sexta-feira, 9 de abril de 2010

Vinícola Laurentia, Barra do Ribeiro/RS (segunda parte)

                      

                           Vou contar mais um pouco sobre a Vinícola Laurentia, continuando o que já comecei. Após caminhar nos arredores, finalmente conhecemos a vinícola propriamente dita. Fomos ciceroneados pelo enólogo uruguaio Pablo, que explicou o processo, desde o recebimento da uva, até o envase.


                             Aqui uma vista geral da parte de amadurecimento e envase, com o painel de Britto Velho ao fundo. A arquitetura da vinícola aproveita o declive do terreno, organizando as operações por gravidade, ou seja, a uva é recebida na parte mais alta, desengaçada e esmagada na parte intermediária e fermentada, amadurecida e envasada na parte mais baixa, de onde o vinho sai para a expedição.


                               Nas barricas de carvalho americano são envelhecidos os vinhos. O enólogo Pablo e o proprietário, Dr. Gilberto Schwartsmann, degustam e decidem juntos o ponto ideal da maturação dos vinhos.



                           Pablo nos mostrando a cave e as borras do espumante, feito pelo método tradicional, onde a 'tomada de espuma', a criação das borbulhas, é feita dentro da própria garrafa, de uma maneira mais conhecida como método 'champenoise'. A denominação 'champenoise' atualmente pode ser carregada apenas pelos espumantes da região de Champagne, na França, os únicos vinhos espumantes que podem se chamar champagnes.
                          O espumante Laurentia Brut é feito a partir de vinho base das castas Chardonnay, Riesling Itálico (brancas) e Nebbiolo (tinta vinificada em branco, ou seja, o mosto é rapidamente retirado do contato com a casca após a uva ser esmagada, para não pegar a cor tinta. Isso é possível porque a polpa dessas uvas é branca. Um vinho assim é denominado Blanc de Noirs). O espumante é de uma finesse e elegância ímpares, com um perlage (borbulhas) finíssimo e delicado.


 

Mais um brinde! Saúde!

Em breve tem mais Laurentia.





Um comentário:

  1. Oi Caren!
    Vim fazer uma visitinha, no seu blog, amei...já virei seguidora!
    Nossa que delicia heim, sempre quiz conhecer uma vinícola, lindas imagens!
    Passa lá no meu canttinho qdo quiser, será mto bem vinda!
    Tenha um ótimo final de semana!
    Bjs

    ResponderExcluir