Mostrando postagens com marcador Viognier. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Viognier. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Visita Técnica - Piagentini

              Em visita técnica da disciplina de Derivados da Uva e do Vinho, estivemos na Companhia Piagentini de Bebidas e Alimentos, em Caxias do Sul, tradicional na fabricação de sidra. Há cerca de dez anos, com a chegada do enólogo uruguaio Alejandro Cardoso, a vinificação de vinhos e espumantes finos foi ganhando força. Alejandro usa tecnologias inovadoras para obter vinho de qualidade superior.
Uma das grandes novidades são os testes com leveduras encapsuladas para espumante método tradicional, que facilitam muito a sedimentação das borras, eliminando o remuage. A foto abaixo mostra as cápsulas que contem as leveduras.


Degustamos alguns espumantes:
1) Prosecco Brut 2011
2) Boutiq Brut Branco, não safrado, Chardonnay, Riesling e Viognier. Vinho base embarricado, tomada de espuma pelo método Charmat
3) Boutiq Brut Rosé, não safrado, Riesling (60%) e Pinot Noir (40%), também pelo método Charmat. Esses espumantes tinham rótulos com a figura do Pão de Açúcar, produtos em série especial para o Rio de Janeiro
4) Espumante Brut com levedura encapsulada, Chardonnay e Viognier, desde dezembro de 2008 sobre as leveduras, ainda não está no mercado.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Miolo wine Group - Degustação

                                          Para arrematar as visitas técnicas, geralmente as vinícolas oferecem degustações. Essa na Miolo foi muito caprichada. Degustamos 9 produtos: Sauvignon Blanc Almadén 2010, Viognier Reserva Miolo 2009, Tannat Almadén 2009, Quinta do Seival Castas Portuguesas 2005 (Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz), Lote 43 (Merlot), Merlot Terroir 2008, Cuvée Giuseppe (Cabernet Sauvignon e Merlot), Espumante Brut Millésime 2006 (Chardonnay e Pinot Noir) e Brandy Osborne.










sábado, 19 de junho de 2010

Coincidência feliz!


                               
                                   Olha só que coincidência feliz: no final de semana degustei com meu marido um Viognier 2008, da linha Fortaleza do Seival, da Miolo. Eu também já tinha degustado esse vinho com a Confraria, em maio. Na segunda-feira, 07/06, em visita técnica, degustei o Viognier 2009! Foi ótimo para fazer uma comparação e sentir que, realmente, a maioria dos vinhos brancos deve ser bebida mais jovem. O 2009 conservava bem o frescor, enquanto no 2008 quase só restava mel. Já está sendo apresentado com o novo layout, mais moderno e com mais clareza da marca.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Viveiros e Vinhedos Rasip

                             Uma visita técnica à Rasip, em Vacaria/RS, na região dos Campos de Cima da Serra, onde conhecemos viveiros e vinhedos. Abaixo, viveiro da cultivar Viognier, enxertada no 1103 Paulsen.



                               Abaixo, vinhedo de Cabernet Sauvignon com a indicação da produtividade: 6Ton/ha.


                               Poucos cachos por planta, um dos requisitos para a melhoria da qualidade.



                              Abaixo, viveiro de porta-enxerto. É conduzido como uma latada baixa, para que os galhos cresçam o mais retos possível, facilitando a posterior enxertia e maximizando o aproveitamento do material vegetativo.


                              Vinhedo de Alicante Bouschet no outono. A foto não faz justiça à belíssima cor vermelho-arroxeada que as folhas adquirem nessa fase.


domingo, 2 de maio de 2010

"Degustando Vinhos da Campanha Gaúcha", parte dois


                        Olá! De volta, para contar para vocês sobre os vinhos da região da Campanha degustados na reunião da COFEV de 28/04/2010. Como já escrevi, as confreiras foram recepcionadas com o Espumante Brut Terrasul.



                       Escolhi este espumante porque ele é feito justamente de uvas provenientes do primeiro vinhedo comercial de uvas Vitis vinifera cultivado na região, o Vinhedo San Felício, na cidade de Pinheiro Machado. As variedades de uva utilizadas são Chardonnay, Riesling Itálico e Cabernet Franc (tinta vinificada em branco, leia mais detalhes clicando aqui). A tomada de espuma (formação do gás) é feita pelo processo Charmat (segunda fermentação em tanques). Tem uma coloração amarelo palha, clara, brilhante e possui perlage (borbulhas) miúda. No nariz tem aroma de flores e frutas. Encorpado ao paladar, tem boa persistência e acidez elegante e agradável. Possui 11,4% v/v de teor alcoólico.


                    Passamos para o segundo vinho: Miolo Fortaleza do Seival Viognier, safra 2008. Tem uma coloração amarelo palha com reflexos esverdeados, límpido e brilhante. No nariz os aromas são de flores brancas, jasmim, flor de laranjeira, mel, abacaxi, damasco, pera. Na boca, a nota de mel é intensa, com acidez equilibrada e agradável. O teor de álcool é de 14% v/v, mas não é sentido como agressivo.



                     Terceiro vinho: Dom Pedrito Pinotage/Tannat, safra 2008. Linda cor rubi, intensa, brilhante e límpida. No nariz possui aromas complexos de frutas vermelhas maduras e balsâmicos (eucalipto, muito interessante). Na boca mostra-se com ataque tânico, bom corpo, persistente e agradável. teor de álcool 13,5% v/v. Na minha opinião foi o que melhor harmonizou com o carreteiro servido a seguir.


                         Último vinho: Aliança Santa Colina Tannat Premium, safra 2007. Coloração vermelho rubi com reflexos castanhos, concentrada, brilhante. No nariz a primeira impressão foi de carvalho, agressivo, com um quê de poeira, terra solta. Abriu o aroma depois de muitos minutos no copo. É um vinho que poderia ter sido decantado. Na boca tem adstringência intensa, é encorpado e persistente. Teor alcoólico de 13% v/v.


Saúde!