quarta-feira, 7 de abril de 2010

Vinícola Laurentia, Barra do Ribeiro/RS (primeira parte)

                               Recentemente visitei, em Barra do Ribeiro, a Vinícola Laurentia. Fui em companhia das amigas confreiras da COFEV (Confraria Feminina do Espumante e do Vinho do Vale do Sinos). Um passeio maravilhoso! Fica a apenas 40 Km de Porto Alegre, pela BR116 sul, na Costa Doce do Rio Grande do Sul.



                               É um terroir inesperado para vinhedos. A família Baptista-Schwartsmann possuía a propriedade há algumas gerações e, um belo dia, seu proprietário decidiu que o local teria vinhedos e uma cantina para vinificação. Começou então uma busca pela cultivar ideal. Após longas trocas de idéias com amigos, leigos e especialistas, decidiu começar com a variedade Montepulciano, italiana.



                               Fomos recepcionados pelo Guilherme, herdeiro da propriedade, que nos contou a origem do nome Laurentia: sua irmã se chama Laura e o pai assim queria nomear também os vinhos. Com a recusa da garota, foi buscar um nome semelhante. Na antiga história romana, descobriu que a mãe dos gêmeos Remo e Rômulo, que fundaram Roma, chamava-se Laurentia. Nome escolhido e perfeito. Uma das muitas esculturas de Britto Velho que pontuam a área representa a cena de Laurentia com os filhos.


                               Fizemos uma caminhada pela área; além dos vinhedos há jardins exóticos pontuados por mais esculturas de Britto Velho, um jardim de bromélias próximo a um açude, onde a labradora Luna adora tomar banho e pavões, do azul e do raro albino. A adorável Luna nos acompanhou por todo o percurso externo...







  Em breve mais posts sobre a Laurentia.

5 comentários:

  1. Caren, a tua descrição do nosso passeio está perfeita. As fotos estão maravilhosas. Quanta sensibilidade para captar cada detalhe...
    Parabéns
    Beijos e vinhos
    Simone

    ResponderExcluir
  2. Lindas as fotos e interessante os comentários acerca da Vinicula Laurentia, mas gostaria de ver nesse blog outras paisagens lindas como por exemplo da vinícula Muraro em Estância Velha. Vou aguardar anciosamente. Noeli Fernandes.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo!!! Parabéns Caren. O lugar é realmente maravilhoso.
    Saudades.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Alô confreiras! que bom que vcs comentaram! Noeli, Rita, que pena que não foram...
    Fotos da Vinícolas Muraro em breve...
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Pronto, Caren! Consegui ver o seu blog! Parabéns, gostei muito! Você captou bem a Laurentia; é um lugar especial!
    A partir de hoje, acompanharei sempre esta sua página* para aprender com sua sensibilidade, seu conhecimento, sua opinião.
    Abraço, Carmen R.S.Diderich

    ResponderExcluir