quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

BRS Clara


          BRS Clara é uma cultivar de uva sem sementes desenvolvida pela Embrapa Uva e Vinho. Tem cacho de tamanho médio a grande, cônico, às vezes alado, cheio, longo. As bagas tem forma elíptica, verde-amarelada, película de espessura média, resistente, polpa incolor, firme, crocante; sabor moscatel leve e agradável; traço de semente grande e de cor marrom, porém imperceptível ao mastigar.
          Compramos essas uvas em São Martinho, Loreto, interior de Caxias do Sul, direto da produtora, filiada a Associação dos Produtores de Uva Protegida. Percebi nos cachos a 'bagoinha' que é um acidente fisiológico no qual aparecem, no mesmo cacho, bagas normais e bagas diminutas que podem não atingir a plena maturação. Pode ter causas variadas, como deficiência de boro, precipitação excessiva e/ou aplicação de fungicidas cúpricos durante a floração, entre outros.
           Muito agradável como sobremesa. Eu considero o fato de serem uvas apirenas (sem sementes) o grande diferencial no prazer de degustar essa fruta.
          Um pouco de dados técnicos: a uva destaca-se pelo suave e agradável sabor moscatel, pela coloração verde-amarelada das bagas e textura crocante da polpa. Apresenta um elevado potencial glucométrico, chegando a mais de 20°Brix, sendo o ponto de colheita recomendável, porém, de 18°Brix a 19°Brix, quando a relação açúcar/acidez (SST/ATT) situa-se em torno de 24. Apresenta boa conservação na planta, o que favorece o retardamento da colheita, se houver interesse. Também comporta-se bem em relação ao rachamento de bagas causado pela ocorrência de chuvas durante o período de maturação da uva. O cacho apresenta boa conformação, sendo naturalmente cheio, sem necessidade de raleio de bagas. As bagas têm boa aderência ao pedicelo, sendo bastante resistentes à degrana, mesmo após a seca do engaço. O engaço desidrata relativamente rápido após a colheita, sob condições de ambiente natural.

(fonte e imagem: CNPUV - Embrapa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário