domingo, 2 de janeiro de 2011

Bodega Ruca Malen - parte 2


A visita foi conduzida pela Beatriz, que falava um português tão perfeito que a pergunta 'tu és brasileira?' foi inevitável! A resposta: 'sou argentina, filha de brasileira e argentino.' Com a mesma desenvoltura atendeu em inglês a outro grupo, americano.
A Ruca Malen é pequena, com capacidade para cerca de 500 mil garrafas. Conta com 30 funcionários, número que considerei alto. Beatriz explicou que, mantendo esse pessoal, não é necessário contratar extras para as épocas de poda e colheita.


Na foto abaixo, vemos o interior de uma prensa pneumática. A função dela é prensar suavemente a uva, antes da fermentação alcoólica para os vinhos brancos, e pode ser usada nos vinhos tintos para o bagaço, no final do processo. Essa lona vai enchendo como um balão e pressionando as uvas. O resultado são vinhos mais delicados, com menos amargor.


Abaixo a área de fermentação, os tanques com cinta de refrigeração e as barricas para envelhecimento. Dos vinhos da empresa, apenas o Yauquén Chardonnay não estagia em barrica.


Retornamos ao salão principal para continuar com o Menu Degustação... no próximo post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário