segunda-feira, 28 de junho de 2010

Festa Junina com vinhos Dal Pizzol

                               Festa junina é sempre uma boa pedida, principalmente quando a companhia e a comida são excelentes! A Adega Perbacco, em Novo Hamburgo/RS, promoveu uma 'quermesse' chiquérrima no dia 24 de junho, regada a maravilhosos vinhos da Dal Pizzol Vinhos Finos, de Faria Lemos, Bento Gonçalves/RS. A simpaticíssima Marcia Gallon, do Departamento Comercial, e o enólogo Edvaldo Gallon apresentaram os vinhos de maneira informal e os anfitriões Pedro e Rosely Schneider prepararam comidinhas típicas da estação. (na foto abaixo, Marcia e eu)


                               Vamos aos vinhos! Começamos com o vinho Do Lugar Merlot/Cabernet, jovem, de cor rubi intensa e brilhante. No nariz apresenta aromas típicos das variedades, o herbáceo discreto do Cabernet e as frutas vermelhas do Merlot. Mas foi na boca que o vinho me conquistou. Uma maciez surpreendente, um ataque de doçura e uma boa persistência. Palavras da Marcia: "esse é o meu vinho do dia-a-dia". Boa escolha.
                                Passamos então ao Touriga Nacional 2009. Vinho mais encorpado, de cor vermelho escura, aroma expressivo, de frutas e alguma flor. Persistente na boca, tem um ataque um pouco adstringente, acho que vai amaciar com o passar do tempo. Eu considero um vinho que acompanha bem uma refeição mais pesada.
                               O próximo vinho foi o Cabernet Sauvignon, 2007. Bem encorpado, escuro e brilhante. Aromas típicos da variedade, framboesa, amora, um herbáceo discreto. Tanino macio e bem domado. Harmonizou com perfeição com a sopa de abóbora preparada pela Rosely e servida em pequenas cumbucas. Acompanharia bem caças e assados, pela sua potência e vigor. Detalhe importante: a Dal Pizzol não utiliza barricas de carvalho em seus vinhos.
                               Depois de tudo isso ainda provamos a estrela da noite: Dal Pizzol 35 anos, safra 2005. São apenas 3.350 garrafas, numeradas. Esse maravilhoso vinho é um corte de quatro variedades: 45% Cabernet Sauvignon, 35% Merlot, 10% Cabernet Franc e 10% Ancellota. As 4 variedades estão em total harmonia, nenhuma se sobressai, nada grita. Não decantamos e, ainda assim, o aroma e o paladar surpreenderam a todos. O cuidado se estende à apresentação do produto, uma garrafa com maior quantidade de vidro, mais pesada, para suportar melhor o envelhecimento, o acondicionamento em caixa de madeira personalizada, além do rótulo com riqueza de detalhes dourados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário