quarta-feira, 9 de junho de 2010

Vinícola Almaúnica - Vinhedos




                               É assim mesmo: Almaúnica. O vinho feito com alma, onde cada garrafa é única, de acordo com o enólogo e proprietário Márcio Brandelli. Por um acesso cercado de 2 hectares de vinhedos de Cabernet Sauvignon e Merlot chega-se à vinícola, que fica no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves/RS. Visitamos primeiro os vinhedos, que estão em fase de implantação. As mudas, importadas da França, foram plantadas em outubro de 2009.


                               À direita, Merlot e à esquerda Cabernet Sauvignon. O espaçamento entre plantas é de 0,85m e entre filas de 1,80m, com aproximadamente 6.500 plantas/ha. Uma densidade alta de plantio, para compensar a baixa produtividade por planta. Um exemplo de como aliar qualidade e produtividade. O porta-enxerto 101-14, pouco vigoroso, permite que haja um desenvolvimento vegetativo moderado, com melhor controle do dossel. O primeiro fio está a cerca de 0,70m do solo e o último arame, a 2,00m. São 4 conjuntos de fios e postes de eucalipto. Os tratamentos fitossanitários são dados com um trator Yanmar de 1,05m de largura.


                           Na época de poda, as plantas serão cortadas na altura da segunda gema, independente de seu tamanho. Assim haverá uma uniformidade de estágios de desenvolvimento das plantas. É estimada uma produtividade de 14.000Kg por hectare, média de 2,15Kg/planta. O custo de implantação deste vinhedo foi em torno de R$ 60.000,00/ha, ou seja, R$ 4,28 por quilo de uva.


                               Acima, Cabernet Sauvignon e abaixo, Merlot. O solo foi preparado com sistemas de drenagem e cobertura verde inicial com feijão-de-porco. Atualmente mantem-se cobertura verde de trevo e aveia. Fotos do dia 07/06/2010.




Um comentário:

  1. Caren
    você é aluna do tecnólogo no 'ex-cefet' em BG?
    ai que inveja boa....
    adorei este seu lado A! Mas confesso que simpatizo também com o lado B!
    Tenho muita vontade de fazer esse curso, mas a química orgânica foi sempre um entrave em minha vida. Dizem que nos cérebros onde moram as letras, raramente os números convivem bem. Não acredito muito, mas vai saber....rs. Prefiro acreditar que somos capazes de aprender qualquer coisa à qual nos propusermos.
    Mas o Alamúnica...que delícia não? Adoro ver um projeto assim nascer, me enche de alegria.
    Agora só falta provar seu Touriga Nacional.
    Parabéns!
    Silvia

    ResponderExcluir