terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

De volta das férias


          Após ficar dez dias desconectada, uma das primeiras coisas que fiz ao chegar em casa foi acessar a internet. O motivo primordial era fazer minha matrícula no último semestre de aulas do meu curso de Viticultura e Enologia. Consegui excelentes horários, de segunda a quinta. Tenho até a noite de terça livre!
          Enquanto não me organizo, uso essa foto do blog Wine in Sweden, que é bem objetivo e mostra rótulos do mundo inteiro, com descrição organoléptica, preço (lá na Suécia) e nota (dada pelo blogueiro).
          Me chamou muita atenção a figura de rosas no rótulo e o tom amarelado do fundo. Achei como uma cara de antiguinho, adoro coisas vintage. O vinho é 'Annie Camarda Syrah 2007', do produtor norte americano Andrew Will, do estado de Washington. Pela descrição deve ser muito bom, é um produto que eu compraria pelo rótulo, gostei realmente desse design.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

FÉRIAS!!

Ficarei uns dias fora do ar, no litoral. Essa é a imagem que me inspira no momento!

(imagem do Google)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

BRS Clara


          BRS Clara é uma cultivar de uva sem sementes desenvolvida pela Embrapa Uva e Vinho. Tem cacho de tamanho médio a grande, cônico, às vezes alado, cheio, longo. As bagas tem forma elíptica, verde-amarelada, película de espessura média, resistente, polpa incolor, firme, crocante; sabor moscatel leve e agradável; traço de semente grande e de cor marrom, porém imperceptível ao mastigar.
          Compramos essas uvas em São Martinho, Loreto, interior de Caxias do Sul, direto da produtora, filiada a Associação dos Produtores de Uva Protegida. Percebi nos cachos a 'bagoinha' que é um acidente fisiológico no qual aparecem, no mesmo cacho, bagas normais e bagas diminutas que podem não atingir a plena maturação. Pode ter causas variadas, como deficiência de boro, precipitação excessiva e/ou aplicação de fungicidas cúpricos durante a floração, entre outros.
           Muito agradável como sobremesa. Eu considero o fato de serem uvas apirenas (sem sementes) o grande diferencial no prazer de degustar essa fruta.
          Um pouco de dados técnicos: a uva destaca-se pelo suave e agradável sabor moscatel, pela coloração verde-amarelada das bagas e textura crocante da polpa. Apresenta um elevado potencial glucométrico, chegando a mais de 20°Brix, sendo o ponto de colheita recomendável, porém, de 18°Brix a 19°Brix, quando a relação açúcar/acidez (SST/ATT) situa-se em torno de 24. Apresenta boa conservação na planta, o que favorece o retardamento da colheita, se houver interesse. Também comporta-se bem em relação ao rachamento de bagas causado pela ocorrência de chuvas durante o período de maturação da uva. O cacho apresenta boa conformação, sendo naturalmente cheio, sem necessidade de raleio de bagas. As bagas têm boa aderência ao pedicelo, sendo bastante resistentes à degrana, mesmo após a seca do engaço. O engaço desidrata relativamente rápido após a colheita, sob condições de ambiente natural.

(fonte e imagem: CNPUV - Embrapa)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Giro de vinhos na praia do Imbé/RS - parte 2

          Continuamos 'viajando' pelo mundo do vinho e desta vez a parada foi na África do Sul. Para harmonizar com a moqueca  foi selecionado o vinho Avondale Chenin Blanc 2009, 13,5% de álcool. É produzido na região de Paarl, em vinhedos biodinâmicos. Tem um ótimo volume de boca, com acidez equilibrada e sensação de doçura.




          Chegamos ao Chile, para degustar um Punto Final Sauvignon Blanc 2010, do Vale de Casablanca. Muito aromático, com maracujá, abacaxi e pêssego, boca agradável e acidez equilibrada. 12,5% de álcool. Na minha opinião, a marca Punto Final tem um dos rótulos mais bonitos e bem bolados do mundo do vinho, com descritores relacionados ao produto escritos de forma contínua. Como ambos os vinhos são para serem bebidos jovens, contam com tampa screw-cap em vez de rolha de cortiça. Uma tendência mundial para esse tipo de vinho. Há controvérsias e eu gostaria de saber a sua opinião!



          Na sobremesa, sorvete de limão siciliano e frutas frescas, figos e uvas Goethe, Niágara e Bordô. Deliciosos!