sábado, 15 de janeiro de 2011

Bodega Ruca Malen - parte 3


          Após a visita o menu degustação continuou, a partir do segundo passo do aperitivo: espetinho de carne curada com especiarias e empanada de abóbora-cabaça e nozes, com molho chimichurri de azeite de oliva Picual. Acompanhou o vinho Yauquén Cabernet Sauvignon 2009 (100% Cabernet Sauvignon, 30% do vinho envelhecido em carvalho por 6 meses), fresco e frutado.
          O terceiro passo foi a entrada, terrine de queijo fresco, alho-porró e azeitonas pretas com xarope de funghi e pão de campagne torrado em azeites de oliva Arauco e Farga. Vinho Ruca Malén Merlot 2005 (90% Merlot, 5% Malbec, 5% Petit Verdot, envelhecidos em separado por um ano em carvalho, 80% francês e 20% americano). Destaque para as deliciosas azeitonas, que são tostadas no forno.


          Finalmente, o prato principal (quarto passo): medalhão de filé assado com creme de borras e cassis, batatas com pimenta preta, berigelas queimadas no fogo e brunoise de legumes. Dois vinhos acompanharam esse quarto passo: Ruca Malén Malbec 2007 (100% Malbec, 12 meses de carvalho, 85% francês e 15% americano) e Kinién Cabernet Sauvignon 2002 (90% Cabernet Sauvignon e 10% Malbec, 15 meses de barrica de primeiro uso, 90% francês e 10% americano).




          A pré-sobremesa, para limpar o paladar, foi uma granita de Chardonnay, limão e alecrim.


A sobremesa, imperdível, no próximo post!

domingo, 2 de janeiro de 2011

Bodega Ruca Malen - parte 2


A visita foi conduzida pela Beatriz, que falava um português tão perfeito que a pergunta 'tu és brasileira?' foi inevitável! A resposta: 'sou argentina, filha de brasileira e argentino.' Com a mesma desenvoltura atendeu em inglês a outro grupo, americano.
A Ruca Malen é pequena, com capacidade para cerca de 500 mil garrafas. Conta com 30 funcionários, número que considerei alto. Beatriz explicou que, mantendo esse pessoal, não é necessário contratar extras para as épocas de poda e colheita.


Na foto abaixo, vemos o interior de uma prensa pneumática. A função dela é prensar suavemente a uva, antes da fermentação alcoólica para os vinhos brancos, e pode ser usada nos vinhos tintos para o bagaço, no final do processo. Essa lona vai enchendo como um balão e pressionando as uvas. O resultado são vinhos mais delicados, com menos amargor.


Abaixo a área de fermentação, os tanques com cinta de refrigeração e as barricas para envelhecimento. Dos vinhos da empresa, apenas o Yauquén Chardonnay não estagia em barrica.


Retornamos ao salão principal para continuar com o Menu Degustação... no próximo post!


sábado, 1 de janeiro de 2011

Bem Vindo 2011!!


Amigos e Seguidores!
Obrigada pela companhia em 2010!
Espero que em 2011 continuemos a compartilhar nossas experiências em viticultura, enologia e gastronomia.
É sempre um prazer tê-los aqui.
Desejos muitos brindes ao Novo Ano, com as esperanças renovadas!
Enobeijos!!