quinta-feira, 27 de outubro de 2011

La Vie en Rose...

                     Reunião da Confraria Feminina do Espumante e do Vinho do Vale do Sinos (COFEV) é garantia de sucesso pelo simples fato de estarmos reunidas. A confreira Marcia Praxedes abriu sua linda casa, decorada com muitas orquídeas em flor, para esse encontro. Marcia teve o auxílio da ex-confreira Maria de Lourdes Milan, nutricionista, e do marido para nos surpreender com um delicioso salmão com alcaparras e batatas noisette, mais salada de folhas coloridas. Na recepção, torradinhas com patê de queijos, grissinis bem fininhos e biscoito de fibras, saudável e delicioso!


                    Para a degustação, nesse mês cor de rosa, escolhemos como tema espumantes rosés. Começamos com o Dall Pizzol Brut Rosé, elaborado pelo método Charmat Longo, a partir de vinho base de Pinot Noir e Chardonnay. O corte é realizado antes da fermentação alcoólica, para gerar uma coloração mais estável e para que os aromas sejam ressaltados. Possui linda cor rosado cereja, perlage intensa e duradoura.
                    O próximo espumante foi o Conde de Foulcaud Rosé Brut, com excelente relação custo/benefício. Elaborado pelo método Charmat, a partir das uvas Merlot, Pinotage e Cabernet Franc vinificadas em rosado, com rápido contato do mosto com as cascas, tem uma tonalidade rosa claro nítida e perlage abundante e persistente. Aroma frutado, acidez equilibrada e frescor dão vida a esse espumante. (Eu já havia degustado e postado sobre esse espumante aqui)
                    Na sequência, foi a vez do Vallontano Rosé. Com um corte tradicional de Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico, é delicado, com coloração rosa com reflexos amarelados, perlage intensa e persistente, frutado e elegante.


                    Produzido pelo método tradicional de segunda fermentação em garrafa, o espumante Pizzato deu sequência à degustação. Um interessante corte das uvas Merlot e Pinot Noir, com cor salmão, perlage perfeita, abundante e persistente. Aromas muito interessantes de especiarias, nozes e passas. Os aromas da Merlot se fazem muito presentes. Sem dúvida o melhor da noite.
                    Para finalizar a degustação de vinhos e poder partir para a degustação de salmão (!) servimos o espumante Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé, também elaborado pelo método tradicional (champenoise). A rainha das uvas brancas, Chardonnay, acompanhada de Pinot Noir e de Merlot, deixa as súditas a seus pés. Linda cor rosada, com reflexos de amarelo, perlage fininho e persistente. Passa cerca de seis meses sobre as leveduras após a segunda fermentação, adquirindo grande complexidade e fineza aromática. (Eu já havia degustado e postado sobre esse espumante aqui)


                    Jantamos, cada uma saboreando seu espumante favorito. Para coroar a noite, sobremesa de Morangos com Ganache, delicados, femininos e deliciosos como nossa noite!

sábado, 22 de outubro de 2011

22 de outubro, dia do Enólogo!

                       Parabéns para todos nós, enólogos e enólogas. Uma profissão desafiante e linda, onde nenhum dia é igual ao outro. Cuidar das vinhas, cuidar do vinho. O ciclo repetido a cada ano. A esperança na linha do horizonte. O medo do clima. A satisfação na taça. Indescritível. Só sendo para saber...  


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Merlot Laura Hartwig


                    Muito especial o Merlot Laura Hartwig, que fez parte da degustação horizontal às cegas da última reunião da COFEV. Tanto que merece um post exclusivo. A Viña Boutique Laura Hartwig é uma empresa familiar e fica no Valle de Colchagua, no coração vinhateiro do Chile, região próxima à capital Santigo. Busca a excelência nos vinhos que produz, traduzida em sua vocação enogastronômica. O clima do Valle de Colchagua permite a expressão do potencial das uvas, devido à característica climática de amplitude térmica e aos ares do Oceano Pacífico. O vinhedo do Merlot que deu origem a este vinho tem diferenciais interessantes: tem 22 anos de idade e foi plantado em pé-franco, ou seja, sem enxertos. O terroir do Chile permite esse tipo de cultivo, por ser um local praticamente imune a doenças, em função do isolamento proporcionado pela Cordilhira dos Andes e pelo Pacífico. 
                    Os rótulos com visual retrô levam a figura da própria Laura, que herdou de seu pai, em 1966, as terras onde hoje situam-se os vinhedos. Após morar por vários anos fora do Chile, o casal Hartwig-Carte retornou com conhecimento em vinhos e desejo de fazer disso um empreendimento.
                    As uvas colhidas manualmente chegaram até a vinícola em caixas de 5 Kg. Após suavemente desengaçadas, sofreram maceração pré-fermentativa em tanques de ação inox. Fermentou com temperatura controlada por cerca de 12 dias e houve maceração pós-fermentativa por 10 dias. Não necessitou de estabilização por frio, nem de afinamentos. 90% do volume foi envelhecido em barricas francesas por um ano. Obteve um teor de açúcar residual de 3,4 g/L, acidez total de 5,06 g/L (em ácido tartárico), pH 3,68 e 14,5% de álcool v/v.
                    Todo esse cuidado resulta em um vinho decidido, potente, aveludado, de coloração vermelho rubi profundo, com impressionantes reflexos que chegam a ser pretos, aroma de cerejas secas, tem grande estrutura e paladar envolvente. Foram produzidas 1.150 caixas deste vinho na safra 2008. Para nosso deleite...

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Pluviômetro, simples e muito útil



                O pluviômetro é um equipamento muito simples e muito útil no manejo dos vinhedos e de outras culturas. Deve ser instalado a uma altura mínima de um metro, de modo que não haja respingos que incrementem a medida. As duas primeiras fotos foram clicadas pela minha cunhada Adriane Muraro Venturini, que recentemente participou de uma missão técnica de produtores de suco de uva para a região de Finger Lakes/NY, nos Estados Unidos. O segundo está colocado no chão, não sendo esse o melhor lugar. 
               Ao caracterizar o regime de chuvas de um local, podemos verificar a real necessidade de tratamentos fitossanitários e quando é necessário irrigar. Para o cultivo orgânico e a produção integrada é fundamental o controle da pluviosidade, pois há o monitoramento das plantas e os produtos de defesa são aplicados conforme a necessidade e não somente pelo calendário. Há um site muito útil o Agritempo que dá uma série de informações sobre estiagem, condições de manejo e condições para tratamento fitossanitário, entre outras.
               Na foto abaixo, o pluviômetro que adquiri e instalei próximo da minha casa. É da marca Incoterm e custou apenas R$ 12,00. Está desde o final de agosto medindo a quantidade de chuva. De 28 a 31 de agosto a precipitação pluviométrica foi de 84 mm; de 01 a 30 de setembro, 49 mm e no dia 01 de outubro, 46 mm, com direito a granizo. Felizmente as videiras não foram afetadas pelas pedras.


               De acordo com a tradição popular, se chover no dia 29 de setembro, dia de São Miguel, a primavera será chuvosa. Como o contrário também procede, esperamos seca para esta estação. Vamos observar!


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mais aníver, mais vinho!

               Desta vez o aníver foi da nossa afilhada Sofia. Uma linda estudante de Medicina, completando 20 anos. Aqueles almoços típicos de família italiana: quase 40 pessoas, todas falando ao mesmo tempo, mais tortéi, galeto, maionese, saladas... e vinho, claro. Mais uma vez a série Estilo da Santa Colina se fez presente, com o Tannat 2009 e o Chardonnay 2010.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Mais aníver, mais vinho!

           Desta vez o aníver foi da minha cunhada Adriane, em Flores da Cunha. De recente viagem técnica aos Estados Unidos, na região de Finger Lakes/NY, ela trouxe novidades no cultivo de uvas para suco e alguns vinhos e sucos para provarmos. O almoço caseiro preparado pela minha sogra foi delicioso, bem comida de 'mãe': bife à milanesa, tortéi com molho de frango (que tento imitar mas não consigo), maionese de batatas com azeitonas e salada verde. Um Fox Run Chardonnay 2008, fresco e delicado. O que achei mais interessante é o fato dos rótulo explicitar bem o teor de açúcar do vinho, de seco a doce. E também os dizeres legais sobre os riscos que as bebidas alcoólicas podem causar, bem mais específicos que os brasileiros 'Beba com moderação' (para vinhos até 13% v/v), 'Evite o consumo excessivo de álcool' (para vinhos com mais de 13,1% v/v) e 'Proibido para menores de 18 anos'.




domingo, 2 de outubro de 2011

Plantas de Cobertura - Ervilhaca em Vinhedo de Niágara

                   A ervilhaca é uma leguminosa, utilizada como cobertura de solo de inverno. Deve ser semeada em meados de março. Nestas fotos (22/09/2011), a ervilhaca ainda está com flores, pois foi semeada com atraso, em 27 de abril de 2011. O ideal seria realizar uma roçada, mas como quero sementes para o próximo ano, apenas pisoteio ao redor de cada videira para liberar o espaço. Claro que este é um vinhedo experimental, com aproximadamente 850 plantas, então o trabalho é menor. O uso de leguminosas é benéfico pois tratam-se de plantas fixadoras do nitrigênio atmosférico, através de bactérias simbióticas nas suas raízes. O nitrogênio é imobilizado e após a morte da planta, retorna ao solo como adubo. Além disso, a cobertura de solo ajuda a manter a temperatura do solo, evita a erosão, recicla nutrientes, cria espaço para uma microfauna benéfica de insetos e, se semeada nas épocas certas, evita o trabalho da roçada, pois a planta termina seu ciclo e seca. A reparar nessas fotos que são duas espécies diferentes do mesmo gênero Vica: uma tem flores roxas em forma de cacho e a outra (que predomina) tem flores em dois tons de cor de rosa. Eu havia semeado a primeira em outro vinhedo próximo nos anos anteriores e o vento e os pássaros devem ter feito o resto do trabalho.



sábado, 1 de outubro de 2011

OUTUBRO ROSA

              
                Como vocês já notaram, meu blog está cor de rosa! É para que eu possa me engajar na campanha do OUTUBRO ROSA.
                Outubro é o mês da prevenção do Câncer de Mama. Você, mulher, já fez sua consulta ao ginecologista e sua mamografia este ano? Eu consultei com a Dra. Rosita na semana passada e minha mamografia já está agendada.
               A prevenção é o melhor remédio! Lembre que a porcentagem de cura é proporcionalmente maior quanto antes diagnosticamos as doenças. E que o ginecologista é seu melhor amigo nesse aspcto da vida! Cuide-se e um bom outubro rosa para todos.

(dia primeiro de novembro as cores originais do blog voltam)