segunda-feira, 31 de maio de 2010

Degustando Vinhos Portugueses

                               Quando a COFEV lançou o convite para a reunião do mês de maio com o tema 'Vinho Portugueses', minha ideia imediata foi de que seriam apresentados vinhos verdes. Ainda conheço pouco da vitivinicultura de Portugal, somente vinhos do Porto e vinhos verdes. Tive a grata surpresa de chegar na Adega Perbacco, local do encontro, e ver taças já servidas com vinhos tintos de cores intensas e surpreendentes.


                               Foram degustados cinco vinhos tintos, de diferentes regiões do país. A grande sensação da noite foi o 'Ensaios', vinificado por Filipa Pato, filha do grande produtor Luis Pato, que estreou em sua carreira solo com este vinho (daí o nome, que poderia se chamar Estreia!). Primeiro, por ter sido feito por uma mulher, afinal estávamos em uma confraria feminina. Mas o vinho revelou-se muito agradável de fato. Vamos então aos vinhos, na ordem em que estavam servidos:



1) Duorum Colheita 2007, das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz. Vinho da região do Douro, proveniente de solos xistosos, maturado em carvalho francês, com pequena percentagem em carvalho americano, por cerca de seis meses. Teor alcoolico 13,5% v/v. Linda cor vermelho rubi profunda, aroma de pequenas frutas maduras e especiarias. Na boca, acidez equilibrada, taninos dóceis, elegante, com fim-de-boca persistente. 

2) Dão Quinta do Penedo Tinto 2005, das castas Touriga Nacional e Alfrocheiro. Vinho da região do Dão, proveniente de solos graníticos, com passagem por barricas de carvalho francês e americano. Teor alcoolico  12,5% v/v. Cor vermelho rubi intensa. Aroma floral bem marcado da Touriga Nacional e de resinas. Na boca, estruturado, acidez equilibrada, bom volume de boca, persistente.

3) Ensaios Tinto 2007, das castas Touriga Nacional, Jaen, Baga. Vinho das regiões da Bairrada e do Dão. Teor alcoolico 13% v/v. Coloração amora com reflexos violáceos. Aroma de violetas e pinheiro dados pela Touriga Nacional e de frutos silvestres dados pela Jaen e Baga. Na boca apresenta acidez equilibrada, taninos macios, elegância e persistência. 

4) Quinta da Cortezia Tinto Reserva 2004, das castas Touriga Nacional e Tinta Roriz. Vinho da região da Estremadura. Teor alcoolico 14%v/v. Os vinhos varietais estagiam em barricas de carvalho francês por 7 meses, após esse tempo é feito o corte nas proporções ideais. O corte estagia por mais 4 meses nas mesmas barricas. É apenas levemente filtrado e, após engarrafado, ficando em estiva nas caves por mais 4 meses antes de ser comercializado. Cor rubi com reflexos castanhos, aroma intenso de violetas, frutas maduras, baunilha, todos muito bem entrosados. Macio na boca, complexo, cremoso, elegante, persistente. O melhor vinho da noite.

5) Marquês de Borba Tinto 2008, das castas Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon. Vinho da região do Alentejo, proveniente de solos argilo-calcários e xistosos. Teor alcoolico de 14% v/v. Coloração vermelho rubi, aromas intensos e concentrados, boca com taninos quase verdes de madeira, lembra vinhos do Novo Mundo, para mim perdeu a característica européia de vinho gastronômico.



                               Após a degustação, saboreamos um delicioso Bacalhau à Gomes de Sá, que harmonizou com perfeição com os vinhos 3 e 4. De sobremesa, pastéis de Belém com vinho madeira. Na foto acima o palestrante Leandro Lombardo, enófilo, e a Rosely, presidente da Confraria.

2 comentários:

  1. Oi Caren, que bacana essa degustação.
    Eu conheço bem o Marques de Borba (que vendia MUITO no restaurante onde eu trabalhei) e o da Filipa Pato (que também faz um espumante bem gostoso).
    Os outros infelizmente eu não conheço. Mas é muito bom nesse friozinho poder provar coisas novas em boa companhia não?
    Grande abraço,
    Silvia
    Estarei aí no sul na 6a feira, para o concurso dos Vinhos do Vale dos Vinhedos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Caren! Fugi um pouco do meu patrão para dar umas voltinhas pela internet! Olha, eu não entendo nada de vinhos. Mas, não sou chegada ao vinho verde. Adoro ùm vinho do Porto!!!!!!!!!

    ResponderExcluir