Em passeio pelo roteiro 'Caminhos de Pedra', entre Bento Gonçalves e Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, me deparei com esse exemplo perfeito de uso de plantas de cobertura de solo em vinhedos. Aqui o nabo forrageiro foi utilizado solteiro, ou seja, como única cobertura. O nabo forrageiro é uma crucífera, chamada assim por ter as flores em formato de cruz, com raízes pivotantes agressivas, poderoso para descompactar e arejar o solo e reciclar nutrientes das camadas mais profundas. É um cultivo de inverno, que pode completar seu ciclo, produzindo sementes, ou ser derrubado ou dessecado. Repare também a condução caprichosa em latada, que recebeu manejo do dossel para melhorar a insolação dos cachos.
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
Análise Sensorial IV - Bebidas Destiladas
Aula livre! 'Assaltamos' o armário das bebidas apreendidas por descaminho (que fica devidamente fechado com cadeado) para fazer uma degustação didática de destilados. Degustamos tequila envelhecida José Cuervo, 38% v/v (México); rum Captain Morgan, 40% v/v (Jamaica); brandy de Jerez Fundador Pedro Domecq, 40% v/v (Espanha); whisky Johnnie Walker Red Label (Escócia); licor de whisky Drambuie (uma das coisas mais deliciosas que já provei em toda minha vida, sem exagero...), 40% v/v (Escócia) e vodka Stolichnaya, 40% v/v (Rússia). Em breve postagem sobre cada um destes destilados individualmente. Acho que vale a pena para mim, que recordo as aulas de Derivados, da profe Larissa, e para quem lê é interessante conhecer.
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Sapato de noiva no vinhedo e uma longa ausência...
Essa foto me inspirou a voltar a escrever, depois de muito tempo. Tenho muito assunto e lindas fotos, mas problemas com conexão, viagem e férias dos filhotes adiaram meus planos de postar. Para ver a postagem completa desse lindo casamento na Vinícola Laurentia, clique aqui e visite o Portal Casamenteiras.
Assinar:
Postagens (Atom)