sexta-feira, 25 de março de 2011

Mais vinhos! Análise Sensorial IV

          Para começar os exercícios da Análise Sensorial IV, degustamos alguns vinhos já mais velhos (lembrando que muitas aulas são baseadas no que há disponível no IFRS, geralmente apreensões da Receita Federal). Comparamos dois Cabernet Sauvignon do mesmo produtor, Finca Flichman, de safras diferentes, 2001 e 2002. O vinho Aberdeen Angus 2001 ainda mantinha aromas tostados, de compotas, mas havia um amargor pronunciado. Já o Aberdeen Angus 2002 apresentava taninos macios e estava ainda agradável.


          Do mesmo produtor, o Syrah 2002 Caballero de la Cepa. De cor vermelho granada, com aromas de geleia de morango e tostados, acidez equilibrada, taninos macios, agradável, com boa persistência. Carvalho bem marcado em boca. Os três vinhos com 14,5% v/v de álcool.


          Mais um Syrah, desta vez da Trivento, também argentina. Apesar de ser da safra 2000, somente a cor granada denunciava a idade. Aromas de geleia de morango e baunilha, bem fáceis de sentir. Em boca, taninos doces e acidez equilibrada. Álcool mais equilibrado: 12,6% v/v. Pessoalmente, prefiro vinhos com teor alcoólico deste patamar.


          E o último foi um Marsala Vecchioflorio Riserva Vendemmia 1991, 19% v/v de álcool. Vinho de sobremesa italiano, meio-seco, elaborado com as uvas autóctones brancas Grillo e Cataratto. Foi envelhecido por 6 anos em barris de carvalho. Foi engarrafado em 1999. Coloração âmbar, aromas de mel, calda de caramelo e compotas; em boca damasco, mel, adocicado, com acidez equilibrada. Uma experiência muito interessante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário