quarta-feira, 17 de março de 2010

Uma brasileira vinificando em Portugal

            



             Raquel Mendes é uma brasileira que teve a sorte de herdar do pai uma vinícola em Portugal. Desde 2005, ela cuida pessoalmente de todos os passos, do vinhedo até a garrafa, passando pelas etapas de pisa (ainda tradicional em Portugal), fermentação e envelhecimento. É a única mulher produtora na região do Dão, uma das principais regiões produtoras do país.



            A Quinta Mendes Pereira possui 25 hectares de terra, 15 deles com vinhedos, produzindo 50 mil garrafas por ano de vinhos tintos, brancos e rosés.



               Mudou-se para Portugal após o casamento com um português, com as duas filhas. A menor já quer seguir os gloriosos passos da mãe. Como diz Raquel, 'o vinho é muito espiritual, tem muito da personalidade do produtor. O vinho encanta, é para o convívio e o amor entre as pessoas.' Trabalhar com uvas e vinhos mudou a percepção dela, que antes morava em São Paulo: 'as pessoas que cuidam da terra e que fazem todo o processo estão muito presentes no produto final. Por isso, acho que quando mulher se mete a fazer vinho, faz bem feito. Traz a nossa sensibilidade. É muito bonito.' 

Nenhum comentário:

Postar um comentário