quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Pluviômetro, simples e muito útil



                O pluviômetro é um equipamento muito simples e muito útil no manejo dos vinhedos e de outras culturas. Deve ser instalado a uma altura mínima de um metro, de modo que não haja respingos que incrementem a medida. As duas primeiras fotos foram clicadas pela minha cunhada Adriane Muraro Venturini, que recentemente participou de uma missão técnica de produtores de suco de uva para a região de Finger Lakes/NY, nos Estados Unidos. O segundo está colocado no chão, não sendo esse o melhor lugar. 
               Ao caracterizar o regime de chuvas de um local, podemos verificar a real necessidade de tratamentos fitossanitários e quando é necessário irrigar. Para o cultivo orgânico e a produção integrada é fundamental o controle da pluviosidade, pois há o monitoramento das plantas e os produtos de defesa são aplicados conforme a necessidade e não somente pelo calendário. Há um site muito útil o Agritempo que dá uma série de informações sobre estiagem, condições de manejo e condições para tratamento fitossanitário, entre outras.
               Na foto abaixo, o pluviômetro que adquiri e instalei próximo da minha casa. É da marca Incoterm e custou apenas R$ 12,00. Está desde o final de agosto medindo a quantidade de chuva. De 28 a 31 de agosto a precipitação pluviométrica foi de 84 mm; de 01 a 30 de setembro, 49 mm e no dia 01 de outubro, 46 mm, com direito a granizo. Felizmente as videiras não foram afetadas pelas pedras.


               De acordo com a tradição popular, se chover no dia 29 de setembro, dia de São Miguel, a primavera será chuvosa. Como o contrário também procede, esperamos seca para esta estação. Vamos observar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário