quarta-feira, 13 de abril de 2011

Análise Sensorial IV - espumante método Charmat

          Para dar forma didática às degustações, dividimos os espumantes por categoria. Cada aula terá um tema, onde um grupo de alunos é responsável pela escolha e compra dos espumantes e posterior relatório com análise estatística dos dados de todos os colegas. O custo dos vinhos é dividido entre todos. No dia 06 de abril, o tema foi 'vinho branco espumante natural brut', e todos os produtos degustados foram elaborados pelo método charmat, que tem sua tomada de espuma (segunda fermentação) em tanques. Os espumantes degustados foram:
- Primogenita Boutique (Riesling Itálico e Chardonnay), da Piagentini, Caxias do Sul;


- Tributo (Chardonnay e Riesling Itálico), da Vinícola Marco Luigi, Bento Gonçalves;


- Aurora (100% Chardonnay), da Cooperativa Vinícola Aurora, Bento Gonçalves;


- Excellence Cuvée Prestige (Chardonnay e Pinot Noir), da Chandon, Garibaldi (já falei deste espumante, clique aqui para ler)

Um comentário:

  1. Olá Caren! sou um seguidor do seu 'blog', muito bom e bem escrito. Preciso de uma ajuda sua, não consigo encontrar tabelas para avaliação de análises foliares em videiras. As que encontram são genéricas para fruticultura de frutos com caroço (pêssego) , na minha formação em Agronomia não chegamos a entrar neste nível de análise, que agora é muito comum. Me dê uma dica onde posso encontrar tal informação. Obrigado

    ResponderExcluir