terça-feira, 18 de maio de 2010

Filoxera

                             A filoxera (Daktulosphaira vitifoliae) é um tipo de pulgão originário dos Estados Unidos, que hoje encontra-se disseminado por todas as regiões vitícolas do mundo, com exceção do Chile. As videiras da espécie Vitis labrusca são, em geral, resistentes a esta praga. Em função disso, no século XIX, quando foram exportadas dos Estados Unidos para a Europa mudas de variedades resistentes à filoxera, houve a contaminação dos vinhedos de cultivares Vitis vinifera, que são susceptíveis. O inseto passa uma parte de seu ciclo vital no solo, parasitando as raízes da videira. Isso leva à morte das videiras por inanição, pois a filoxera forma nodosidades chamadas galhas nas raízes, onde alojam-se muitos indivíduos, que se nutrem desse tecido radicular modificado. Em alguns anos as plantas definham e morrem.
                            Na época da infestação na Europa, as videiras eram plantadas em pé-franco. Isso significa que a raiz é da mesma espécie que a copa, a parte produtiva. Galhos retirados das copas e simplesmente enfiados na terra produzem uma muda nova. Daí a susceptibilidade a esta praga. Para solucionar este problema e propagar as cultivares de Vitis vinifera pelo mundo afora (nos Estados Unidos dessa época os cultivos comerciais eram de variedades Vitis labrusca), foi desenvolvida a técnica de enxertia da videira. Os porta-enxertos são de outras espécies de Vitis, que tem resistência à filoxera e outras doenças. A copa é a parte que frutifica, com as características da cultivar escolhida. 
                           Quando a filoxera atinge a parte aérea da planta, causa prejuízos apenas se a infestação for muito grande, reduzindo a área foliar fotossintetizante. Nas fotos a seguir, vemos algumas folhas infestadas pela filoxera, com a formação das galhas. Fotos do dia 01/05/2010, de um vinhedo da cultivar Moscato Giallo sobre o porta-enxerto 1103 Paulsen, localizado no Travessão Felisberto da Silva, em Flores da Cunha/RS. Neste caso, como o porta-enxerto é resistente à filoxera, a infestação nas folhas será combatida com o uso de inseticidas, sem maiores prejuízos ao viticultor. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário